logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro

Enquete

O que você achou do nosso novo site?

ÓTIMO

MUITO BOM

BOM

REGULAR

Municípios

  • Município: Coronel Bicaco

  • Prefeito: JURANDIR DA SILVA (PSB)

  • Vice-Prefeito: ARLEU VALADAR (PDT)

Histórico do Município:

     

Contar a história de nosso Município é viver a evolução do Rio Grande do Sul,que passou por diversas fases de divisão Territorial com o surgimento dos municípios. Já fomos parte do território dos Municípios de Rio Pardo,Cruz Alta, Palmeira das Missões,Três Passos, Santo Augusto e finalmente nos tornamos Município.

    O primeiro núcleo de povoação surge por volta de 1724, no Rincão da Guarita, hoje Distrito de Campo Santo, junto com o surgimento de Palmeira das Missões e a exploração da erva-mate. Mais tarde, por volta de 1866 a 1868, surge mais um núcleo: o do Faxinal da Guarita. Faxinal da Guarita foi a primeira denominação da atual sede do hoje município de Coronel Bicaco. Povoado fundado pelos colonizadores entre os anos 1866 e 1868, inicialmente o vilarejo Faxinal da Guarita, pertencia ao município de Palmeira das Missões, fazendo parte do 4º Distrito, que tinha como sede O Rincão da Guarita, ( atual Campo Santo), passando a Distrito em 1918.

    Em 1944, com a emancipação de Três Passos, passa a ser distrito deste município e em 1957 é denominado Coronel Bicaco, enquanto o região de Campo Santo fazia parte do município de Palmeira das Missões. Depois passa a ser distrito de Santo Augusto a partir da emancipação deste em 1959, mas Campo Santo continuava a pertencer a Palmeira das Missões. O Movimento Emancipatório, aconteceu em 1963, envolvendo parte do território de Palmeira das Missões e Santo Augusto. Sua emancipação ocorreu pela Lei nº 4.649, de 18 de dezembro de 1963, mas sua instalação só foi realizada em 14 de abril de 1964.

    O nome Coronel Bicaco foi dado em homenagem a um dos primeiros colonizadores, senhor Ramão Luciano de Souza, procedente de San Xavier, República da Argentina. O Município de Coronel Bicaco localiza-se ao Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, integrando a Região Celeiro do Estado, microrregião homogênea de Ijuí de onde fica a 100 km de distância. Possui uma extensão territorial de 492,12 km², distante 429 km da capital - Porto Alegre, tendo uma população de 7.706 habitantes e com uma renda per capta de R$ 190,95; a base da economia é a agricultura e a pecuária, destacando-se a indústria da erva-mate.

    O comércio está em desenvolvimento lento, mas com perspectivas de avanço, ainda possui uma dependência secundária dos municípios vizinhos de Santo Augusto, Três Passos, Ijuí e Palmeira das Missões . O Município limita-se ao Norte com os municípios de Braga e Redentora, ao Sul com o município de Santo Augusto, ao Oeste com os municípios de Campo Novo e Santo Augusto e ao Leste com os municípios de Dois Irmãos das Missões e Palmeira das Missões.

    Coronel Bicaco tem a Erva-Mate como árvore símbolo do município, foi decretado como Capital Nacional da Erva-Mate desde a realização da primeira FENAMATE (Feira Nacional da Erva-Mate) em setembro de 1982, por ocasião dos festejos e comemorações tradicionais da Semana Farroupilha, quando o então governador do Estado, senhor José Augusto Amaral de Souza, decretou a Erva-Mate (Ilex paraguariensis) como árvore símbolo também do Estado do Rio Grande do Sul.

 

    Acesse dados completos do município de Coronel Bicaco no link: http://ww2.famurs.com.br/extratomunicipio2011/dadosmunicipio.php?codMunicipio=122


Data de criação: 18/12/1963 Lei 4.049
Endereço da prefeitura: RUA 14 DE ABRIL, 100
Telefones: 55-35571155
Fax: 55-35571175
CEP: 98580000
Distância da Capital: 420
Site: www.coronelbicaco.rs.gov.br



Agenda de Eventos


Nenhuma publicação aqui!

Cadastre-se

Cadastre-se aqui e receba o nosso informativo via e-mail

Campo obrigatório
Campo obrigatórioFormato de e-mail inválido

Agenda de Eventos


    Nenhum evento para os próximos dias!