logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro

Enquete

O que você achou do nosso novo site?

ÓTIMO

MUITO BOM

BOM

REGULAR

Municípios

  • Município: Derrubadas

  • Prefeito: ALAIR CEMIM (PMDB)

  • Vice-Prefeito: MIRO MULBEIER (PMDB)

Histórico do Município:

     

    ORIGEM DO NOME “DERRUBADAS” Os primeiros colonizadores instalaram-se nesta região por volta de 1930. Quando aqui chegaram encontraram grande quantidade de árvores arrancadas no meio da mata, nas proximidades onde hoje é a Sede do município, formando um grande descampado, uma grande derrubada.

    Acreditava-se tratar de um vendaval. Do livro “Campo Novo-Apontamentos para sua História” de Vilmar Campos Bindé, que relata aspectos importantes sobre a nossa história. “Em 1931 o então General Flores da Cunha, como Interventor do Estado, sendo amigo e conterrâneo de Pedro Garcia deu a este a concessão para explorar e extrair madeira de Lei na zona da serra de Pari. (primeiro nome de Tenente Portela). Pedro Garcia formou uma cantina à margem do Rio Uruguai (lado esquerdo). Este local leva hoje o nome de Porto Garcia. Naquelas serras e matas Pedro Garcia chegou a Ter cerca de 500 homens cortando e fraquejando madeira.

    A base da economia é o setor primário, sustentando-se na agropecuária. Desde a colonização a economia passou por quatro períodos distintos : PERÍODO DA MADEIRA - início da colonização, com a exploração da madeira para comércio, construção de casas e demais dependências. PERÍODO DA CULTURA DE SUBSISTÊNCIA – época em que os colonizadores preparavam a terra para a produção de feijão, arroz, mandioca, milho e trigo, além da criação de aves, suínos e bovinos em pequena escala. PERÍODO DA SUINOCULTURA – a produção de suínos teve incentivo, o preço era compensador, pois as grandes plantações de milho e mandioca barateavam os custos de produção. PERÍODO DA MONOCULTURA – com o desenvolvimento tecnológico ouve a mecanização das lavouras e consequentemente uma rápida modernização da agricultura.

    O binômio trigo – soja tomou o lugar das atividades agropecuárias diversificadas. Atualmente as culturas trigo e soja atravessam grandes dificuldades, acarretadas pelas altas taxas de juros e frustrações de safras, levando os agricultores a buscarem novas alternativas, diversificando a produção. Pode-se destacar : cultura de milho, citricultura, gado leiteiro, piscicultura, suinocultura, além do cultivo de produtos para subsistência.

    O comércio e a indústria em nosso Município são poucos expressos. Podemos citar os seguintes estabelecimentos comerciais e industriais: açougues, mercados, lojas, farmácia, posto de combustível, marcenaria, serraria, moinho, fábrica de queijos e bares.O setor educacional é formado por 14 escolas sendo 4 estaduais e 10 municipais. Destas, duas são escolas de 1º(primeiro) grau completo e pertence a rede estadual, ficando uma na sede e outra na localidade de Barra Grande.

 

Acesse dados completos do município de Derrubadas: CLIQUE AQUI


Data de criação: 20/03/1992 Lei 9.576
Endereço da prefeitura: RUA IJUÍ, 500
Telefones: 55-36163058
Fax: 55-35511854
CEP: 98528-000
Distância da Capital: 474
Site: www.derrubadas-rs.com.br



Agenda de Eventos


Nenhuma publicação aqui!

Cadastre-se

Cadastre-se aqui e receba o nosso informativo via e-mail

Campo obrigatório
Campo obrigatórioFormato de e-mail inválido

Agenda de Eventos


    Nenhum evento para os próximos dias!