logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro

Enquete

O que você achou do nosso novo site?

ÓTIMO

MUITO BOM

BOM

REGULAR

Municípios

  • Município: Braga

  • Prefeito: CARLOS ALBERTO VIGNE (PDT)

  • Vice-Prefeito: INEZ DALALIBERA (PMDB)

Histórico do Município:

     

    A colonização de Braga, teve início no início do Século XIX, mais precisamente entre os anos de 1904 e 1905, com a chegada das primeiras famílias de colonizadores de origem Luso-brasileira (Caboclos). Pelo ano de 1916, residiu numa estalagem a margem direita do Lajeado da Cachoeira, o comerciante de origem portuguesa que tinha o nome de Manoel Braga. Desta época em diante o lajeado passou a chamar-se Lajeado Braga e daí surgiu o nome da vila que formou- se ao seu redor.

    Os primeiros colonizadores imigrantes chegaram a Braga por volta do ano de 1904. Encontraram na região muitas matas ricas em alimentos naturais e uma terra fértil. Com a produção da lavoura era garantida a alimentação e com a venda da erva-mate eram adquiridos produtos como sal, querosene tecidos, objetos de ferro, etc. Era necessário passar de uma agricultura de subsistência, para uma agricultura comercial, possibilitando desta forma o crescimento dos agricultores. A madeira passa a ter um grande valor Comercial intensificando seu comércio que era pouco explorado. Devido a construção de novas casas são instaladas várias serrarias em Braga, próximo a cachoeira existente no Lajeado Braga e as forças das águas eram utilizadas para tocar os motores das mesmas, dando origem a Vila Braga.

    Em meados de 1934, existiam em nosso município várias pequenas industrias destacam-se: moinhos coloniais, serrarias, tafonas, olarias, ferrarias, carpintaria e engenho de erva-mate. Com o passar dos anos, restaram poucas áreas de mata e isto fez com que se buscasse uma nova formula de produção e o município se transforma em uma área essencialmente agrícola. A comercialização dos produtos eram feitas nos municípios de Ijuí e Palmeira das Missões. Entre 1932 e 1945 houve um grande fluxo de colonos para a região, provenientes de diferentes lugares. Os moradores contribuíram para o desenvolvimento da região, introduzindo novos costumes de vida e métodos de trabalhos. Braga tem uma população de 4.198 habitantes. Desses 2.340 vivem na zona urbana perfazendo 55,74% e 1.858 vivem na zona rural, perfazendo um percentual de 44,26%. A densidade demográfica é de 27 habitantes por km² (2005).

    Sua população é composta por vários grupos étnicos. Aproximadamente 50% da população é de origem italiana, 45% é de origem luso-brasileira e o restante 5% são de origem polonesa, alemã, holandesa e sueca. Em 02 de agosto de 1964, amparados na Lei Estadual 4.054/60, Braga constitui sua Comissão Emancipacionista. Em 26 de agosto de 1964, a comissão é posta em votação na Câmara dos Deputados. Em 25 de agosto de 1964, foi decretada a consulta plebiscitária. Em 24 de outubro de 1965, foi concedida sua Autonomia administrativa, pela Lei 332/65 de 10 de Novembro de 1965. O município tem uma área de 135,00 km², representando 0,048% da área do Estado e 0,0015% da área do território brasileiro, sendo formado por 22 localidades. Dos 135,00 km² de área 3,00 km² são de área urbana delimitada. A topografia do município em maior percentual é planície, aproximadamente 55%, ondulada 30% e montanhas 15%. Aproximadamente 60% da área apresentam declividade que varia de 0 a 15%. Estas áreas compreendem planícies, planaltos e são perfeitamente favoráveis para a prática de agricultura mecanizada. O restante das áreas do município que apresentam declividades mais acentuadas situam-se nas encostas dos Lajeados Braga, Quebra-Dente, Gravatá e Rio Turvo.

    A maioria da parte do solo são profundos, bem drenados, de textura argilosa. O restante apresenta profundidades diversificadas com predominância de pedregulhos e formação rochosas. No município predomina o tipo de cobertura vegetal natural, chamada sub-tropical Latifoliada (de folhas largas) e Subcaducifólicas (folhas semi-caducas). As árvores não alcançam grande porte, predomina espécies com folhas de tamanho médio e pequeno, de cor acinzentada.

    O tipo de clima predominante é o sub-tropical úmido com temperaturas médias anuais de 18° a 22°, com chuvas anuais de 1.750mm a 2.000mm e com umidade relativa do ar que oscila entre 75% a 80%. Durante o inverno podemos registrar a ocorrência de geadas e a presença do minuano vento sul, frio e seco. O verão se caracteriza por temperaturas altas. O Turvo é o único rio do município, separando este dos municípios de Campo Novo e Bom Progresso. Recebe como principais afluentes os lajeados Braga, Candinho, Quebra-Dentes, Manoelão, São Joaquim e Gravatá. Possui também inúmeras sangas

 

Acesse dados completos do município de Braga no link:CLIQUE AQUI


Data de criação: 15/12/1965 Lei 5.154
Endereço da prefeitura: AV. MAL. FLORIANO PEIXOTO, 602
Telefones: 55-35591133
Fax: 55-35591163
CEP: 98560000
Distância da Capital: 452
Site: http://www.braga.rs.gov.br



Agenda de Eventos


Nenhuma publicação aqui!

Cadastre-se

Cadastre-se aqui e receba o nosso informativo via e-mail

Campo obrigatório
Campo obrigatórioFormato de e-mail inválido

Agenda de Eventos


    Nenhum evento para os próximos dias!