logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro

Enquete

O que você achou do nosso novo site?

ÓTIMO

MUITO BOM

BOM

REGULAR

Notícias

28/02/2014

CRISSIUMAL COMPLETA 59 ANOS DE EMANCIPAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA

       

Crissiumal completa nesta sexta-feira, 59 anos de emancipação. A data é considerada feriado no município. Crissiumal foi oficialmente instalado no dia 28 de fevereiro de 1955, depois de ter sido criado pela Lei Estadual n.º 2553, de 18 de dezembro de 1954.

 

 

Muito antes disso, na década de 30, iniciou o povoamento do atual território de Crissiumal. Segundo o livro “Apontamentos sobre o passado de Crissiumal”, do professor, historiador e escritor José Raimundo Pletsch, a firma Dahne, Conceição e Cia., em 14 de janeiro de 1933, assinou contrato com o governo do Estado do Rio Grande do Sul para a construção de estradas de ferro e de rodagem. A ela cabia a colonização racional e planejada de terras devolutas pertencentes ao Estado, situadas entre os rios Santa Rosa e Turvo, até o rio Uruguai.

 

 

Ainda conforme informações do livro, os primeiros moradores de Crissiumal chegaram ao território no ano de 1933, sendo da família de Domingos Maccari. Tendo estes recebido a companhia das famílias de Miguel Schütz, Armindo Schütz e Santo Bertaluci em 1935, com aumento da povoação nos anos seguintes.

 

 

Em 06 de janeiro de 1936, Crissiumal foi reconhecido como povoado e em 28 de dezembro de 1953, como vila.

 

 

Em 28 de fevereiro de 1955, Lauro Pedro Thomas assumiu como primeiro prefeito de Crissiumal. Após, foram prefeitos do município Alcido Brust, Pedro Harry Hoffmann, Benno Bender, Pedro Osvaldo Scheid, Carlos Willy Grün, Henrique Ebeling (em duas oportunidades), Luiz de Rosso, Alvicio Pereira Duarte, Sergio Drumm e Walter Luiz Heck, atual prefeito, em seu terceiro mandato.

 

 

Ao longo dos anos, Crissiumal se destacou na região, pela receptividade e simpatia do seu povo, que lhe rendeu a alcunha de “Cidade Sorriso”. Com diversas atividades que lhe rendem destaque em nível estadual, nacional e internacional, onde podemos citar como exemplos, os consagrados goleiros Taffarel, Danrlei (atual deputado federal) e Beto Hinterholz, passando a ser denominada de “Cidade dos Goleiros”. Na área cultural, grande destaque para o GEMP – Companhia de Dança, além do Tupi F.C., patrimônio esportivo da cidade.

 

 

Nos últimos anos, Crissiumal ainda tem se notabilizado como a “Cidade das Agroindústrias”, pelo bom desenvolvimento deste setor, gerando emprego e renda e fortalecendo a economia local.

 

 

Depois de ter perdido partes de seu território com as emancipações de Humaitá e Nova Candelária, a área territorial de Crissiumal possui 362 quilômetros quadrados, onde residem 14.085 habitantes, segundo o último censo realizado pelo IBGE em 2010. Notabiliza-se como o segundo município mais populoso da região Celeiro, atrás apenas de Três Passos.

 

 

Crissiumal entra no ano do seu 60º aniversário com uma população que luta por seus objetivos, com uma agricultura profissionalizada e eficiente, uma terceira idade alegre e um comércio forte.

 

Para o aniversário de 60 anos, em 2015, deverá ser elaborada uma extensa programação festiva.

 

 

O Sistema Alto Uruguai de Comunicação parabeniza o município de Crissiumal pela passagem de mais um aniversário.

 

 

Fonte: Guia Crissiumal

Cadastre-se

Cadastre-se aqui e receba o nosso informativo via e-mail

Campo obrigatório
Campo obrigatórioFormato de e-mail inválido

Agenda de Eventos


    Nenhum evento para os próximos dias!