logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro

Enquete

O que você achou do nosso novo site?

ÓTIMO

MUITO BOM

BOM

REGULAR

Notícias

04/05/2018

PREFEITOS DA AMUCELEIRO PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIAS NA SECRETARIA DE SEGURANÇA E DNIT

       

Prefeitos da Região Celeiro estiveram em Porto Alegre, na última quarta-feira (02) participando de audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, Cesar Schirmer e com o superintendente substituto do DNIT, Delmar Pellegrini Filho.

 

Na secretaria de segurança, os prefeitos entregaram documento ao secretário Schirmer solicitando aumento de efetivo nos municípios da Amuceleiro, uma vez que 7, dos 21 que compõem a região contam com menos de 5 policiais. O principal argumento para o pleito é o grande número de ocorrências que vêm sendo registradas nos municípios nos últimos meses e que está acentuando o sentimento de insegurança na população regional, além do mais, a meta do governo do Estado até o final do ano passado era que cada município tivesse pelo menos 5 policiais.

 

O secretário Schirmer reconhece que a região Celeiro é diferenciada e necessita de uma atenção especial tendo em vista que é fronteiriça com a Argentina, faz divisa com Santa Catarina, tem reservas indígenas e não está com o porto Soberbo funcionando, por isso a questão de reforçar o policiamento é urgente. Afirmou ainda que irá trabalhar para que nos próximos dias os municípios que têm menos de 5 policiais sejam beneficiados com a destinação de mais efetivo.

 

Outro assunto tratado na audiência foi sobre o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), que é um programa que foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul. Este sistema está calcado em cinco vetores de integração: prevenção; operações; tecnologia; inteligência e informações; e ressocialização e sistema penitenciário. O sistema permitirá ao Poder Público prover melhor atendimento ao cidadão na área da segurança pública, otimizando recursos humanos e materiais, compartilhando tecnologias e informações entre os municípios e o Estado.

 

Três municípios da região Celeiro já aderiram ao SIM, Redentora, Santo Augusto e Chiapetta, e outros têm interesse, para tanto, os prefeitos solicitaram informações detalhadas sobre as configurações mínimas que os equipamentos de vídeo monitoramento (ex. câmeras) devem ter para serem compatíveis com o sistema do Estado.

Outro encaminhamento que resultou da audiência foi a possibilidade de criação de uma central regional de videomonitoramento, que a princípio terá sede em Três Passos tendo em vista a disponibilidade de toda estrutura do 7º BPM. De acordo com o presidente da Amuceleiro e prefeito de Chiapetta, Eder Both, “é um projeto grandioso e viável para a região que poderá contribuir significativamente para a redução da atuação dos criminosos nos nossos municípios, o fato destes saberem que a região está monitorada com câmeras e que tem uma central controlando tudo, já inibe bastante a ação dos bandidos”, exaltou.

 

No DNIT, por meio de ofícios, os prefeitos solicitaram a instalação de lombadas eletrônicas nas proximidades do trevo do CITEGEM tendo em vista e elevado número de acidentes que vêm sendo registrados nos últimos meses. De acordo com o superintendente do DNIT, Delmar Pellegrini Filho o governo federal já realizou processo licitatório para aquisição de novas lombadas e que esse trecho já está contemplado para ser beneficiado, entretanto, o procedimento de instalação pode demorar um pouco. Nesse sentido os prefeitos da Amuceleiro sugeriram como medida paliativa, até a efetiva instalação das lombadas, que seja feito uma rotatória no trevo, pois entendem que essa alternativa reduziria significativamente os acidentes no local. Para fortalecer e viabilizar essa alternativa da rotatória, no próximo dia 14 de maio a Amuceleiro intermediou e agendou uma audiência com o responsável do DNIT da regional de Cruz Alta, para tratar deste assunto. Mais detalhes sobre esse pleito serão divulgados após a realização da referida audiência.

 

Estiveram presentes nas audiências os prefeitos de: Barra do Guarita, Chiapetta, Inhacorá, Humaitá e Miraguaí.

Cadastre-se

Cadastre-se aqui e receba o nosso informativo via e-mail

Campo obrigatório
Campo obrigatórioFormato de e-mail inválido

Agenda de Eventos


    Nenhum evento para os próximos dias!