Pesquisar

ESTIVERAM REUNIDOS SECRETÁRIOS, COORDENADORES E DIRETORES DE ESCOLAS DA REGIÃO CELEIRO PARA TRATAR DOS NOVOS CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DE FORMAÇÃO DOS ÍIDICES DE ICMS

165996570855

Estiveram reunidos na sede da AMUCELEIRO, na sexta feira dia 05 de agosto de 2022, os Secretários, coordenadores e diretores de escolas da Região Celeiro, para uma importante reunião sobre a Emenda Constitucional número 108/2020, que modificou os critérios de Distribuição de Formação dos Índices de ICMS dos Municípios, incluindo um novo critério, o índice de Educação, medindo a Qualidade da Educação Básica das Escolas Municipais.

Esta nova legislação preocupa os gestores Municipais e Professores, tendo em vista a grande responsabilidade que cabe, aos professores na condução deste processo, opôs a recente saída da Pandemia. A EC alterou o art. 158 da CF. Que modifica o Peso do Valor Adicionado Fiscal, dos Municípios que era de 75% para 65%, sendo que esses 10% da diferença, deverá ser aplicado, no Coeficiente medida pela qualidade da Educação Básica dos Municípios. Atribuindo uma maior responsabilidade a Educação Fundamental dos Municípios.

Segundo a legislação, este Coeficiente será medido por Provas do SAER, que serão aplicados no mês de outubro deste ano, entre os dias 17 e 20, no 2° ano; 5° ano e 9° ano, onde serão avaliados os alunos, nas disciplinas de Português e Matemática. É um grande desafio aos professores e Alunos.

Estas mudanças entram em vigor neste ano de 2022, para formação do Índice de Retorno que os Municípios, passarão a receber em 2024. Este percentual de 10% do Índice da qualidade da Educação representa um valor de R$: 1.050.000.000,00 (hum bilhão e cinquenta milhões), o que representa uma perda de valores para os Municípios da Região Celeiro de R$: 15.852.000,00, que deverá ser buscado através da qualidade da Educação Básica dos Municípios, este é um dos grandes desafios dos Municípios com seus professores e alunos, para que possam alcançar uma boa média nas avaliações das Provas do SAERS, neste ano. É um grande desafio. Desejo a todos um ótimo trabalho.

Fonte Osmar Kuhn – ATM Assessoria em Gestão Pública Municipal