Os rumos da Famurs foram debatidos em reunião de prefeitos gaúchos, realizada na terça-feira (25/9) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O encontro contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre prefeitos, vices, membros da diretoria, presidentes e secretários-executivos de Associações Regionais de Municípios do RS.
Na abertura do evento, o presidente da Federação e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, destacou a importância de estabelecer um plano de ações para o futuro da entidade. “Esse encontro será um marco para a Famurs. Queremos torná-la mais forte, modernizar a gestão, implementar metas, definir onde queremos chegar e apontar um caminho a seguir. É o nosso compromisso com a entidade e com os municípios gaúchos”, ressaltou Cettolin.
O planejamento será orientado pelos consultores estratégicos Fernando Ferrari e Monica Mattia. Durante a atividade, a dupla apresentou um diagnóstico socioeconômico do Rio Grande do Sul, revelando potenciais e fragilidades dos municípios gaúchos. A partir dos indicadores, os participantes do encontro foram convidados a refletir a respeito de cinco questões: “Que Farmus queremos?”, “Que Famurs os municípios precisam?”, “Qual o papel das associações de municípios?”, “O que a Famurs deve fazer pelos municípios?” e “Quais estratégias devem ser implementadas?”.
Divididos em 10 grupos, prefeitos de diferentes regiões analisaram as ponderações e indicando o que esperam da entidade nos próximos anos. As respostas foram lidas pelo relator de cada grupo. Todas as opiniões e sugestões manifestadas foram compiladas pelos consultores. Os resultados serão disponibilizados pela Famurs a todos os municípios gaúchos nos próximos dias. Um novo encontro será realizado no mês de outubro para discutir a implementação das ações apontadas como prioritárias no estudo.
Fonte FAMURS