A AMUCELEIRO foi fundada em 20 de março de 1970, com sede no Município de Três Passos, tem por finalidade, associar, integrar e representar judicialmente e extra-judicialmente os municípios da região, na formulação de diretrizes para descentralização político-administrativa, fortalecendo a capacidade
administrativa, econômica e social dos municípios integrantes.
Inicialmente a sede da Associação era itinerante, localizando-se no município que detinha a Presidência da AMUCELEIRO. Anos mais tarde, sua sede ficou definitivamente em Três Passos para facilitar o acesso e centralizar a sede.
Os municípios fundadores foram: Boa Vista do Buricá, Braga, Campo Novo, Coronel Bicaco, Chiapetta, Crissiumal, Humaitá, Miraguaí, Redentora, São Martinho, Santo Augusto, Três Passos, Tenente Portela, representados por seus respectivos administradores. A primeira diretoria era composta pelos seguintes membros:
Presidente – Egon Julio Goelzer – Três Passos
1° Vice-Presidente – Oswaldo Pio Andrighetto – Santo Augusto;
2° Vice – Presidente-Elcides José Salamoni – Tenente Portela.
ALGUMAS LUTAS REGIONAIS DA AMUCELEIRO
Projeto da Ponte Internacional Porto Soberbo
Uma longa trajetória. Projeto que tramita há mais de 20 anos. A AMUCELEIRO fez inúmeras audiências, com Ministros e demais autoridades do governo Federal e Estadual buscando aprovação do Projeto de Construção da Ponte.
A Argentina, através da Subsecretaria de Indústria e Comércio da Província de Misiones, sugere reunião com interessados. É um projeto viável, basta insistir.
Frigorífico Regional de Aves de Miraguaí
Projeto arrojado merece atenção especial, haja vista que o prédio, com sacrifício, foi concluído. Necessita atenção especial das autoridades municipais. Com a entrada em operação, a nosso ver, modificará em grande parte o setor produtivo da Região Celeiro. Sugerimos tratativas para a operacionalização, com contatos junto a Bancos Oficiais, Cooperativas, governo estadual, governo federal. Captação de recursos financeiros para a construção de aviários.
Criação do Corede Celeiro
Através do movimento e da vontade comum dos prefeitos da Amuceleiro, em 2008, foi criado o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Celeiro). Uma conquista que resultou em grandes benefícios aos municípios da região celeiro e que teve início nas Assembléias da Amuceleiro.
Projeto Regional de Agroindústrias
Em nosso entender, também deve ser tratado com atenção. Existem recursos financeiros para projetos viáveis. CETREB x SEBRAE x SENAR, se dispõe a capacitar agricultores e/ou interessados e para captar recursos e gerenciamento.
Convênio com a Escola de Gestão Pública da FAMURS e/ou outros
Para o oferecimento de cursos aos servidores dos municípios, na própria Região Celeiro, inclusive com a participação de outras Associações de Municípios, aumentando o número de participantes e barateando custos, evitando deslocamentos a capital do Estado.
Apoio ao Turismo Regional
Em estreita cooperação com o Consórcio Turístico Rota do Yucumã, promover ações no sentido de capacitar pessoal e desenvolver o turismo regional. Temos todas as condições de implementar projetos viáveis, pois turismo é uma fonte inesgotável de geração de economia e renda.
Gestões para construção de acessos asfáltico na Região
É incompreensível que ainda existam municípios de nossa região que ainda não possuem acessos asfaltados. Rodovia asfaltada é progresso.
Integração com outras Associações de Municípios
Contatar com outras Associações de Municípios, para a discussão de projetos regionais e de interesse coletivo.
Integração com Consórcios de Municípios
Os consórcios de municípios é uma prática saudável sob todos os aspectos. Estreitar colaboração com esses organismos para melhoria dos serviços e estreita cooperação, pois os integrantes são os mesmos 21 municípios.
Construção Ponte Inter Estadual entre Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC)
Diversas reuniões já foram realizadas com autoridades catarinenses e gaúchas para discussão do projeto da ponte que liga os dois Estados.
Criação da Coordenadoria Regional de Saúde
Há 3 anos a Região Celeiro, através de entidades representativas como Amuceleiro, Acamrece, Corede Celeiro e Rota do Yucumã, vem se organizando e mantendo audiências com o Governo do Estado para criação de uma nova Coordenadoria Regional de Saúde para atendimento dos 21 municípios que fazem parte da Amuceleiro, hoje os mesmos são atendidos por 3 Coordenadorias distintas.
Projeto de instalação de um campus da UFFS na Região Celeiro
A região Celeiro foi protagonista na mobilização em 2005 para a criação da UFFS através da mobilização de estudantes, lideranças e comunidade em geral. Juntamente com dezenas de municípios defenderam a proposta de uma Universidade Pública na região sul.
Em 2009 a região voltou a discutir a UFFS com a instalação de um Campus na região Celeiro através de um Seminário realizado no município de Tenente Portela.
Com a possibilidade de ampliar a UFFS com novos Campi, a região Celeiro volta a discutir e apresentar um projeto de instalação de um Campus em nossa região. Para isso, criou o Movimento Pró-Universidade Fronteira Sul que está coordenando todas as ações de mobilização na região Celeiro e atuando junto ao Governo do Estado, Ministério da Educação e a Universidade Fronteira Sul em busca de apoio e encaminhamento do projeto.
A região Celeiro vinha participando ativamente do Processo de Expansão da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, que estava em curso desde julho de 2013, quando a Universidade apresentou em uma Audiência Pública a proposta do MEC em relação ao projeto de expansão da Universidade que se daria em dois momentos: processo interno e processo externo.