Com o acesso mais restrito e vistoria aos participantes com detector de metais, começou oficialmente nesta terça-feira, 26 de abril, a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB). A abertura solene está prevista para as 9h com a presença do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; o presidente da República, Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, além de membros do Conselho Político da CNM. Também foram convidados os ministros do STF, STJ, dos Ministérios, entre outras autoridades e entidades.
Logo após a solenidade de abertura, será apresentada pelo presidente da CNM aos convidados e participantes a carta “Município: o caminho para um Brasil melhor”, que será entregue ao presidente da República e a outras autoridades políticas.
Para o presidente da Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), Carlos Sampaio, a abertura com as autoridades é o ponto crucial e mais importante que há no encontro em defesa dos Municípios. “A Marcha culmina com a defesa do municipalismo brasileiro e a sobrevivência dos Municípios para que a gente possa prestar em cada dia melhores serviços a nossa população. E aqui é fundamental para apresentar, tanto ao governo federal quanto aos demais poderes, a nossa pauta de reivindicações e pelo que a gente luta diariamente”, informou.
Pela primeira vez no encontro, a prefeita de Novo Acordo (TO), Deusany Batista, está otimista em relação aos aprendizados na Marcha. “Esse momento é muito gratificante, onde vamos levar bastante conhecimento e aprendizado sobre a gestão municipal. Aqui tiramos muitas dúvidas e isso é excelente para o nosso Município”, disse.
Programação do dia
No início da tarde, das 14h às 16h40, terá início o debate com os presidenciáveis, três pré-candidatos irão apresentar suas propostas de governo, além de ouvirem os principais questionamentos dos gestores locais. Foram convidados para essa terça, o ex-presidente Luiz Inácio Lula, o pré-candidato do Avante, André Janones, porém, até o momento, está confirmada apenas a pré-candidata pelo MDB, Simone Tebet.
A realização dos painéis técnicos nas arenas continua no período da tarde nesta terça-feira, e os assuntos a serem debatidos serão: Transferências Voluntárias da União, Saúde, Defesa Civil e Assistência Social.
Ao final da programação do dia, está prevista a saída dos participantes até o STF e o encontro dos prefeitos com as bancadas estaduais.
Foto: Marck Castro / Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias