O nome de Chiapetta tem sua origem na figura de Carlos Chiappetta, membro de uma família que, vinda da Itália em 1883, plantou o marco inicial de uma comunidade, onde seus descendentes, irmanados a um valoroso povo, ainda hoje constroem o progresso desta terra e buscam a valorização da sua gente.
Dotado de grande espírito empreendedor, Carlos Chiappetta, já casado com Victória Carvalho D'Ávila Chiappetta, cujo matrimônio ocorreu em São Gabriel (RS), adquiriu em fins do século XIX, uma área de terras de seis léguas, composta por campos e matas, localizada na época no município de Santo Ângelo, denominada de Fazenda Monte Alvão.
A propriedade, que um dia viria a ser município, foi comprada de Francisco Annes Dias, cuja negociação foi intermediada pelo eminente político serrano, General Firmino de Paula. Mais tarde, já viúva, Victória Carvalho D'Ávila Chiappetta, dotada de singular tirocínio e alto senso empreendedor, elaborou, com a colaboração dos filhos, um plano básico para criação de uma futura Vila, que previamente planejada, começou a receber comerciantes, produtores rurais e prestadores de serviços, que impulsionaram o desenvolvimento da colonização, a qual foi denominada em 1936, de "COLONIZAÇÃO VICTÓRIA D'ÁVILA CHIAPPETTA", em homenagem à esposa de Carlos Chiappetta.
Após, chamou-se ainda de "Sede Chiappetta". Foi nesta marcha, que em 15 de dezembro de 1965, foi criado o município de Chiapetta, desmembrado de Catuípe, tendo pertencido anteriormente à Santo Ângelo, foi instalado oficialmente em 28 de maio de 1966. Chiapetta está localizada na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, microrregião Celeiro, e delimita-se com os seguintes municípios: ao NORTE com São Valério do Sul e Santo Augusto, ao SUL com Catuípe e Ijuí, ao LESTE com Nova Ramada e Santo Augusto e ao OESTE com Inhacorá.
Acesse dados completos do Município de Chiapetta pelo link: CLIQUE AQUI