Crissiumal é região de povoamento recente, conhecido pelos jesuítas em 1826 dado a proximidade com a antiga redução de São Nicolau, atual território de Missiones – Argentina. Habitado por indígenas em 1930... 1933... chegam os primeiros imigrantes de etnias diversas, predominando alemães(germânicos) e italianos vindos das chamadas colônias velhas. “Crissiumal” nome originado da taquara(criciúma), planta abundante no local.
Em 18 de dezembro de 1954, pela Lei Estadual 2553, é criado o município de Crissiumal, cuja instalação vem em 28 de fevereiro de 1955, desmembrando-se de Três Passos. Crissiumal está situado na Região Noroeste Colonial do Estado, limita-se com a República Argentina e os municípios de Três Passos, Tiradentes do Sul, Humaitá, Nova Candelária, Horizontina e Doutor Maurício Cardoso. Pertence a zona fisiográfica do Alto Uruguai. Tem como Rios Principais o Rio Uruguai, Lajeado Grande, Buricá e Reúno, possui um relevo totalmente ondulado, clima temperado subtropical, e altitude de 402 metros, uma área de 364 Km² e uma população de 14.414 habitantes.
Hoje, a economia do município, está alicerçada no minifúndio, dentro de um sistema agropecuário voltado para a policultura. O município possui aproximadamente 2.700 propriedades rurais, com área média de 11,0 hectares. O estágio atual é, seguramente, o fruto do dinamismo dos seus administradores que investiram na pequena propriedade rural. A produção primária compreende a pecuária leiteira produção de fumo, soja, milho, trigo, suínos e outros. O Projeto FONTE NOVA, pacto firmado entre agricultores, vendedores e consumidores e que visa fortalecer e estimular o surgimento de pequenas indústrias rurais. Hoje as agroindústrias são uma realidade no interior do município funcionando como sustentáculo fundamental na renda familiar, fazendo com que o homem da zona rural se sinta mais seguro em seu meio.
Além das agroindústrias do PACTO FONTE NOVA, destacam-se a indústria moveleira e de calçados. Com uma agropecuária diversificada, cerca de 62% da população mantém sua residência no meio rural, o que garante ainda a sustentação de um comércio bem estruturado. O “VIA LÁCTEO”, dentre os muitos projetos implantados em Crissiumal, pela Importância e aceitação, foi o que de melhor aconteceu nos últimos anos para o homem do campo. Através deste plano, o agricultor, produtor de leite, passa por uma verdadeira reciclagem. Cursos práticos, viagens e visitas de estudo e aperfeiçoamento são lhes proporcionados com o objetivo: “melhorar a qualidade do rebanho e aumentar a produção leiteira”. Nos últimos anos já foram reciclados 468 produtores de leite e aumentou significativamente a produção de 40.000 litros para 100.000 litros diários. Dando assim, o título de, “Município Maior Produtor de Leite do Estado em 2001”.
Em função do aumento da produção leiteira, está se instalando no município, com o apoio da administração municipal, a Líder Alimentos do Brasil, que já opera no recebimento e resfriamento do leite, e em setembro próximo, iniciará as atividades da transformação do produto em queijos. Esta empresa gerou concorrência para a aquisição do leite, e ao mesmo tempo trouxe mais renda para o produtor, aumentando gradativamente o preço do produto.
Acesse dados completos do município de Crissiumal acesse o link: CLIQUE AQUI