A construção da sociedade do atual município de Três Passos iniciou-se, efetivamente, a partir da criação da Colônia Militar do Alto Uruguai, em 1879. Este primeiro núcleo habitacional, perdido na imensidão verde da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, fora criado com o objetivo de garantir a predominância do Império brasileiro em terras sempre disputadas com a vizinha nação Argentina.
O Noroeste era uma região vasta, rica em madeira, terra fértil para práticas agrícolas e pouco povoada. Última fronteira agrícola do Rio Grande do Sul, para cá acorreram famílias de imigrantes em busca de terras e propriedades, transformando a região com suas lavouras e com seu trabalho.
Distante 35 quilômetros da Colônia Militar, no sentido sul, foi construída, em 1882, uma casa de guarda avançada, que tinha como incumbência vigiar a precária Picada Geral, estrada que ligava o Alto Uruguai à cidade de Palmeira das Missões, município mãe da dita colônia. Este local fora escolhido por contar com três córregos de água potável, que serviam a homens e animais, recebendo a todos os viajantes com a generosidade de uma natureza ainda intocada. Inicialmente, o local foi chamado de “pouso dos três passos” e logo começou a atrair os colonos, dadas a sua localização, terra fértil e excelente oferta de água. Durante as três primeiras décadas do século XX, atraiu um número muito grande de imigrantes que buscavam a atividade agrícola, produzindo alimentos e estruturando as suas colônias.
Com o crescimento do povoado, chega o momento de transformá-lo em município. Isto ocorreu no contexto da 2ª Guerra Mundial, em 28 de dezembro de 1944, sob o Decreto Lei n° 716, foi criado o 92° município do Rio Grande do Sul, sob o nome de Três Passos.
Acesse dados completos do município de Três Passos: CLIQUE AQUI