A história de Bom Progresso localizada na Região Celeiro do Estado entre as cidades de Campo Novo e Três Passos é relativamente recente.Somente na década de 1940 la passaram a se instalar colonizadores provenientes de outras regiões principalmente da chamada colônia velha.
Inicialmente chamada Boca da Picada era passagem obrigatória para quem seguia para Três Passos - a então chamada Colônia Militar do Alto Uruguai. Localizada em terra fértil com grandes reservas naturais a pequena comunidade prosperou rapidamente o que motivou o topônimo Bom Progresso.
Com uma agropecuária forte e uma indústria ervateira significativa além de outras fontes de renda a Vila continuou a crescer auxiliada pela sua localização geográfica junto a BR-468 o que auxilía no escoamento da produção. Na década de 1980 nasceu o sentimento emancipacionista que por razões diversas não logrou êxito sendo retomado em 1990 quando apesar de resistências isoladas principalmente por parte do Município de Três Passos obteve sua autonomia político-administrativa.
Um fato curioso merece registro: Em 1965 o Cel. Jefferson Osório iniciou um movimento quixotesco contra a recente Revolução de 64 com a pretensão de fazer uma marcha à Foz do Iguaçu por ocasião da inauguração da Ponte da Amizade. Neste evento estavam presentes os Presidentes Castelo Branco do Brasil e Alfredo Stroessner do Paraguai. Entre suas principais metas estão o aprimoramento do Plano Diretor a instalação de uma escola de 2o. Grau ampliação dos serviços de saúde e o incentivo ao pequeno agricultor para conter o êxodo rural.
Acesse dados do município de Bom Progresso no link: CLIQUE AQUI