Conta a história que o primeiro a se estabelecer na região habitada por índios Caigangues foi João Vicente de Souza, em 1834, acompanhado por um grupo de desbravadores. Dedicavam-se a exploração da erva-mate. Inicialmente foi distrito de Cruz Alta, mais tarde de Palmeira das Missões e finalmente pertenceu a Três Passos. Sem desconsiderar a evolução natural do lugar, deve-se ressaltar os cidadãos que lutaram para que Campo Novo se tornasse independente.
Já em 1945 houve a manifestação que sinalizava a busca de liberdade. Em 1953, há registros de novas tentativas. Finalmente em 1957 o movimento tomou corpo e foi vitorioso. A comissão de emancipacionistas desenvolveu intenso trabalho e em 31 de Janeiro de 1959, através da Lei Estadual nº. 3706 Campo Novo torna-se município, que instalado solenemente em 03 de Junho de 1959, com a posse dos primeiros administradores.
Ao longo de quase 48 anos, o município teve seus momentos de glória e também de tristezas. Como município praticamente agrícola sofre com as intempéries de tempo que muitas vezes traz frustrações na safra agrícola. As principais localidades do município de Campo Novo são: Linha São Pedro, Vila Industrial, Pasta Mecânica, Capão Grande, Nova Boa Vista, Vila Turvo, Sitio Motta, Rincão Reiuno, Sítio Correa, Pontão da Mortandade, Sítio Machado, Sítio Degrazia, Bela União, Rincão Guarani, Boa Ventura, Colônia Gaúcha, Bom Retiro, Esquina São Cristóvão, Sítio Schimidt e Passo da Divisa.
Acesse dados completos do município de Campo Novo pelo Link: CLIQUE AQUI