Pesquisar

GOVERNADOR PROMETE CELERIDADE NA ANÁLISE DO PROJETO DE CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE ESTÍMULO É PRODUÇÃO DE ETANOL

157315578311

Num ato com presença de empresários, cooperativas, universidades, entidades, prefeitos, secretários de Estado, deputados e vereadores, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Produção e Autossuficiência de Etanol da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber entregou, nesta quinta-feira (7), ao governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, a minuta de um projeto de estímulo à produção de etanol no Estado. Hoje a produção gaúcha limita-se a 1% do consumo estadual de 1,5 bilhão de litros ao ano.

Em seu discurso, Weber falou sobre os objetivos da criação do programa, de desenvolvimento econômico e social. Ele destacou que o Rio Grande do Sul repassa anualmente R$ 1,5 bilhão em tributos a outros estados na importação de etanol. E disse que espera que o governo envie o projeto à Assembleia Legislativa ainda neste ano. “Nós temos matéria-prima, o setor privado está disposto a investir, prefeituras estão dispostas a apoiar, as entidades de produtores como a Fetag, estão juntos, então eu creio que nós temos um terreno muito fértil para lançar essa semente”, disse Weber.

O parlamentar acrescentou o trabalho de grupo com participação de prefeituras, cooperativas, universidades e entidades de pesquisa como a Embrapa para que o projeto prosperasse. “Quero ressaltar a importância desta construção conjunta, nós como Frente Parlamentar, recebemos a bola e o time já escalado, só precisamos entrar junto para ajudar a jogar”.

Leite se mostrou receptivo e prometeu celeridade. “O governo do Estado reconhece a necessidade de uma política pró-etanol, a nossa Secretaria da Fazenda também tem esse olhar atento, de desenvolvimento econômico, para além de um olhar fiscalista. Recebemos com muita alegria a contribuição da Frente Parlamentar e nos comprometemos a fazer a análise célere, adequada e podermos o mais breve possível encaminhar esta política estadual de estímulo ao etanol. Podem contar conosco”. O secretário da Agricultura, Covati Filho, disse que a secretaria já recebeu a minuta e possui alguns pareceres com contribuição da Emater.

Participações

Participaram do ato ainda o secretário de Meio Ambiente Artur Lemos; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rubens Bender; o coordenador do GT Pró-Etanol, Valdir Zonin; o diretor administrativo da Emater, Vanderlan Vasconselos; o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e os deputados Mateus Wesp (PSDB) e o Paparico Bacchi (PR), integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Produção e Autossuficiência de Etanol da Assembleia Legislativa, instalada em agosto e composta por 35 deputados estaduais.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Elton Weber