O prefeito de Braga e Presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), Carlos Alberto Vigne (Nei), esteve reunido na Famurs, na segunda-feira, (20/06), com o Coordenador-Geral da entidade, Márcio Espindola, para mais uma rodada técnica que debate a situação dos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) no Rio Grande do Sul.
Segundo o prefeito de Braga, Carlos Alberto Vigne (Nei), os encontros pretendem dar seguimento na construção de uma proposta de política pública para os HPP’s. “Tenho feito encontros semanais com o Coordenador-geral da Famurs, Márcio Espíndola. O nosso foco está na ampliação dos leitos, estamos fazendo uma análise do fechamento de leitos hospitalares em função da falta de incentivos e um prognóstico dos 82 Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) do RS com até 30 leitos que hoje não recebem verbas”, afirma o prefeito de Braga, Carlos Alberto Vigne (Nei).
Conforme levantamento técnico da Famurs, atualmente o Rio Grande do Sul possui 168 estabelecimentos de saúde públicos e privados, com até 50 leitos, que ofertam ao todo 4818 leitos (SUS). O Presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, destaca que a pauta vai ganhar uma atenção especial durante a sua gestão. “Constatamos dentro do nosso estudo técnico que nos últimos três anos foram fechados mais de 900 leitos hospitalares (SUS) devido à falta de incentivos, desassistindo aproximadamente 907 mil usuários”, destaca o Presidente da Famurs, Maneco Hassen.