A força dos Prefeitos Gaúchos foi o slogan da Mobilização Municipalista que aconteceu nesta semana, nos dias 25 e 26 de novembro em Porto Alegre, organizada pela FAMURS diante de uma indicação da Amuceleiro.
Os prefeitos da região se fizeram presentes no evento, onde puderam ouvir e se manifestar em questões como a PEC 188, que prevê a extinção dos Municípios com menos de 5 mil habitantes, discutiram sobre serviços prestados a população e que não são de competência dos Municípios, mas que hoje os Prefeitos estão assumindo a responsabilidade. Sobre alguns repasses dos recursos da União e do Estado que estão atrasados e outras demandas que preocupam o dia a dia dos gestores municipais.
Representando a região, o Prefeito Clairton Carboni, do Município de Tenente Portela falou sobre os repasses atrasados na área da saúde e as negociações que estão sendo feitas com o Governador. Também apresentou as reinvindicações que os Municípios tem em relação ao Estado.
Ressaltamos mais uma vez, que esta mobilização aconteceu por um pedido da Amuceleiro, apresentada em uma Assembleia geral da Associação, pois os Prefeitos precisam ter espaço e voz, e deixar de ser apenas os vilões dessa história. É no Município que as coisas acontecem de verdade, então são neles que as decisões e soluções precisam ser pensadas, e não postas de cima para baixo, de forma impositiva.