A pauta principal da reunião foi sobre os valores de repasses atrasados que os Municípios tem para receber do Estado.
O presidente da Amuceleiro, Prefeito Everaldo Rolim e o Prefeito de São Valério do Sul Vladimir Antonio Vettorato, estiveram no dia 20 de fevereiro reunidos com a Secretária estadual da Saúde Arita Bergmann, em Porto Alegre, para discutir assuntos referentes às demandas dos 21 municípios da região celeiro. O principal assunto discutido foi sobre os valores atrasados de repasses que os municípios têm para receber do Estado, qual é o planejamento do Governo e as possibilidades reais de recebimento destes valores, pois conforme levantamento a região celeiro na soma de todos os Municípios teria mais de R$ 13 milhões para receber contabilizados até final de 2018.
Conforme palavras da Secretária de Estado oobjetivo do governo é liquidar valores empenhados e não pagos em 36 meses, mas o calendário ainda depende de negociações com os municípios. “Nós temos discutido muito com a Secretaria da Fazenda sobre isso, um calendário de pagamento dos repasses, mas o que mais nos preocupa é garantir os valores que sairão a mais dos cofres do estado por mês”, informou Arita Bergmann.
Também fez parte da pauta da reunião, a dificuldade que os Municípios veem enfrentando nas questões de atendimento aos usuários na área de traumatologia, nas cirurgias eletivas e atendimentos de urgência e emergência. Para falar sobre este tema estava presente a diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) Lisiane Fagundes.
A Amuceleiro agradece ao deputado estadual Aloísio Classmann e seus assessores por conseguirem a agenda com a secretária e por se fazerem presentes na reunião em defesa dos municípios da região.