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PROJETO TÊCNICO PARA PONTE ENTRE TIRADENTES DO SUL E EL SOBERBIO SERÁ CUSTEADO PELO ESTADO

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Os prefeitos de Tiradentes do Sul, Alceu Diel, de Três Passos, Arlei Tomazoni, e de Crissiumal, Marco Aurelio Nedel, concederam entrevista coletiva, na manhã de quinta-feira (01/06), para órgãos de imprensa regionais, detalhando o trabalho de articulação que a Amuceleiro está promovendo, com objetivo de viabilizar a construção da ponte binacional Brasil e Argentina, entre os municípios de Tiradentes do Sul (RS) e El Soberbio (Misiones).

Eles integraram uma comitiva, composta por lideranças políticas e empresariais da região Celeiro e também de Misiones, província argentina vizinha ao Rio Grande do Sul, e que esteve em Montevidéu, na última segunda-feira (29), participando de uma reunião fronteiriça promovida pelo Parlamento do Mercosul.

Na oportunidade, as lideranças solicitaram que a ponte possa ser construída a partir de aporte financeiro do Focem – Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul, uma instância ligada ao Mercosul e que, atualmente, possui algo em torno de 77 milhões de dólares disponíveis. O projeto da ponte em Tiradentes do Sul necessita de aproximadamente 25 milhões de dólares, o que representa cerca de R$ 125 milhões.

Neste momento, há apenas um anteprojeto da ponte binacional, assinado por um engenheiro do Daer, e datado de 1993. Um projeto atualizado para uma futura ponte deverá ser elaborado através de recursos do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os deputados federais, Celso Russomano (Republicanos-SP) e Carlos Gomes (Republicanos-RS), teriam contatado o governador, Eduardo Leite, que garantiu a destinação de recursos para esta questão. O Parlamento do Mercosul irá oficiar o governo estadual, dando conta desta necessidade de apresentação do projeto.

Atualmente existem apenas quatro ligações entre Brasil e Argentina, estruturadas com alfândega e com imigração: Uruguaiana/Paso de Los Libres, São Borja/Santo Tomé, Dionísio Cerqueira/Bernardo de Irigoy e Foz do Iguaçu/Puerto Iguazu.

Os prefeitos estimam que o projeto possa se consolidar e a construção de uma futura ponte inicie efetivamente, entre três e cinco anos. Para isso, precisam ser vencidas uma série de etapas, a começar pela elaboração do projeto técnico da obra.

Outra questão que precisa ser trabalhada paralelamente à construção da travessia, é a necessidade de estruturas públicas de estado, na margem brasileira, como Receita Federal, Polícia Federal e imigração.

Além deste projeto, a Amuceleiro deixou claro que segue priorizando a ponte Interestadual entre RS e SC, ligando os municípios de Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC); a conclusão do asfaltamento da ERS-305, entre Três Passos, Crissiumal e Horizontina; além da construção de dois acessos asfálticos: à cidade de Sede Nova e também à cidade de São Valério do Sul.

*Fonte e foto: Vinicius Araujo (Jornalismo / Rádio Alto Uruguai)