logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro
logomarca da amuceleiro

Enquete

O que você achou do nosso novo site?

ÓTIMO

MUITO BOM

BOM

REGULAR

Notícias

04/12/2018

GT DAS AGROINDÚSTRIAS ENTREGA COLETÂNEA DE LEGISLAÇÃO AOS PREFEITOS DA AMUCELEIRO

       

A partir de uma iniciativa da Amuceleiro, em maio deste ano, durante uma assembleia da associação, um Grupo de Trabalho (GT) foi criado com o objetivo principal de assessorar os municípios e algumas agroindústrias para que consigam se adequar à legislação vigente e comercializar seus produtos regionalmente.

 

            O Grupo é composto por profissionais de diversos municípios da região, são veterinários, agrônomos, secretários de agricultura e representantes de instituições com atividades afins, como Emater, Universidades, Corede Celeiro, Amuceleiro e Acamrece.

 

            Já no mês de junho o GT traçou um calendário de ações a serem desenvolvidas até o final o ano. Nesse mesmo mês, duas veterinárias da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), estiveram na sede da Amuceleiro fazendo uma capacitação com os secretários de agricultura, técnicos e veterinários dos municípios da região. Na oportunidade também foram realizadas visitas em duas agroindústrias da região, na Embutidos Franceschi em Tenente Portela e na agroindústria Entreposto de Ovos 3 Irmãos em Humaitá.

 

Foram meses de muito trabalho e dedicação por parte do GT que resultou na elaboração de um CD contendo diversos modelos de toda legislação necessária para adequação do município ao SIM (Sistema Municipal de Inspeção) e posterior equivalência ao Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). Na assembleia de novembro da Amuceleiro aconteceu a entrega oficial aos prefeitos do referido CD.

 

Para o presidente Eder “a elaboração desse material pelo GT foi uma das ações mais importantes realizadas na gestão de 2018. Foi o primeiro passo de um trabalho que terá continuidade. Estamos entregando aos municípios a legislação completa, um material riquíssimo contendo modelo de lei, decreto, instruções normativas que regulam as diferentes atividades desenvolvidas pelas agroindústrias, inclusive modelos de planilhas de check-list completa das vistorias que o fiscal veterinário do município tem que preencher quando visita os empreendimentos. Adequar a legislação é o primeiro passo para que posteriormente as agroindústrias busquem a equivalência ao Susaf para enfim poderem comercializar seus produtos fora da área de abrangência municipal. Foi um grande avanço para a região e muito auxiliará os municípios”, exaltou Both.

 

O trabalho do GT continua, o próximo passo, após a aprovação das leis e decretos pelos legislativos, será visitar as prefeituras para ver a estrutura física existente nos municípios.

 

São ações como esta que provam que com organização, determinação, união entre entidades e objetivos em comuns resultados incríveis são alcançados. A região Celeiro tem muito potencial e capital humano capaz de realizar um trabalho importante como este que com certeza irá fazer a diferença na vida das pessoas. Vale lembrar que foi um trabalho executado voluntariamente sem qualquer pagamento aos participantes, da mesma forma, os municípios também não tiveram qualquer custo, receberam todo material pronto de forma gratuita.

 

 

Fonte AMUCELEIRO

Cadastre-se

Cadastre-se aqui e receba o nosso informativo via e-mail

Campo obrigatório
Campo obrigatórioFormato de e-mail inválido

Agenda de Eventos


    Nenhum evento para os próximos dias!